sábado, 22 de outubro de 2011

Soundbeam

A música é de grande importância para as pessoas com deficiência, pois pode amenizar as suas dificuldades, como as de expressão, comunicação, socialização e motora, quando estas existem. A dificuldade em alguma das áreas sensorial, emocional e/ou intelectual prejudica as outras áreas, pois estão todas interligadas. A melhor maneira de desenvolvimento é integrar todas as áreas e a música oferece experiências que estimulam todas elas ao mesmo tempo, desenvolvendo assim mente, corpo e emoção e ampliando os limites físicos, sociais ou mentais que a pessoa possui.
O aparelho Soundbeam é uma mais valia nesta área. Através de um sensor, a aparelhagem Soundbeam produz um raio invisível de ultra-sons. Qualquer ação do utilizador no espaço abrangido por este raio é interpretada por um aparelho MIDI que traduz as interferências feitos pelos movimentos do utilizador em sons ou música.
Sendo assim, qualquer movimento feito pelo utilizador, desde o abanar a cabeça até ao mexer os dedos dos pés, o Soundbeam traduz em som. O utilizador responde a esta interpretação musical, adaptando os seus movimentos ao som ouvido, estabelecendo assim uma interação com o instrumento. Não existem formas corretas ou incorretas de tocar o Soundbeam, qualquer movimento serve para obter uma resposta positiva e este aspeto é extremamente importante para o trabalho com pessoas com deficiência mental profunda.
A sua utilização pode ser realizada em noutros cenários muito diferentes dos quais se destacam:  terapia ocupacional de idosos, performances artísticas, tratamentos de fisioterapia e correção de postura. Neste momento o SoundBeam é uma ferramenta que pode ser usada nos cenários mais diversos, muito simples e cria no utilizador uma envolvência muito grande e o estimula a libertar-se para se expressar musical e criativamente.

            

Sem comentários:

Enviar um comentário