sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A História do Patinho Feio

O patinho feio é um conto de fadas clássico, do dinamarquês Hans Christian Andersen, que perpetua sua magia até os dias de hoje, talvez por ser um conto de fadas que se diferencia da maioria, pois foi pensado para crianças, “em uma época em que os pequenos já eram objetos de preocupação” (Corso & Corso, 2006). Salienta-se a atenção para o facto de a temática da diferença ser um assunto questionado há muito tempo. Mesmo com um enfoque diferenciado das discussões feitas hoje em dia, podemos dizer que há muito que a diferença é pensada no mundo social e cultural.
Segundo Tatar (2004), a história clássica dO patinho feio tem sido vista por gerações como uma fonte de consolo para os que sofrem sentimento de inadequação ou isolamento. Tal história alcançou uma espécie de autoridade moral que merece muita atenção, pois transmite uma mensagem muito clara sobre autoestima, status social e promessa de transformação.

O C.A.O convidou as outras valências ( Creghe, Jardim de infância e ATL) do Centro Social de Valbom para assistirem a uma sessão de cinema especial, pois não era de uma televisão qualquer mas sim uma especial e diferente do que as crianças estão habituadas. Durante a manhã houve duas sessões da História do Patinho Feio, as crianças comeram pipocas e gostaram muito de ouvir e ver esta história num formato Totalmente diferente. Aqui vai algumas fotos...





2 comentários:

  1. Como moral da história podemos dizer o Patinho feio banido do ninho por deficiência estética, enfrenta doses variadas de rejeição administradas por humanos e animais. Ao final, entre iguais, descobre que não era um pato feio, mas um lindo cisne.O mérito do conto é mexer com o senso de deslocamento comum a todas as crianças.Podemos afirmar que todos nos sentimos por vezes que estamos no lugar errado, seja na família, na escola, no mundo. Por outro lado, permite aos pais viver na ficção de ter um filho rejeitado.
    Alguns carregam o “complexo de patinho feio” para além da infância, achando-se eternamente rejeitados e deslocados. Especula-se inclusive que Andersen tenha feito o conto refletindo seus problemas de auto-estima.

    ResponderEliminar
  2. O Patinho Feio é um conto muito bonito e apreciado tanto por nós educadores, como também pelas crianças.Apesar do desenrolar da história ser triste, o seu final é muito feliz. A mensagem que nos fica é que nunca devemos regeitar o próximo, seja ele bonito ou feio, mas sim valorizar a beleza interior de cada um. É importante que as crianças se apercebam e tomem consciência destas mensagens.

    ResponderEliminar