O educador de infância:
- Baseia-se em várias perguntas às quais tem de dar resposta sempre que realiza uma actividade.
- Tem em conta vários documentos educativos (ex: OCEPE)
- Deve proporcionar aprendizagens de diferentes naturezas.
- Estimula a autonomia dos alunos e a ensina-os a agir em sociedade.
- Desenvolve competências importantes para o sucesso escolar das crianças.
- Respeita as diferenças culturais e sociais.
- Combate a exclusão e a discriminação.
- Revela capacidade de comunicação.
- Sabe estabelecer relações.
- Controla as suas emoções.
- Civíca
- Educativa
É importante estar sempre a aprender, por isso o educador de infância deve ter em conta os seguintes aspectos:
- Reflectir sobre as suas práticas.
- Fazer investigação.
- Reflectir sobre os seus deveres e procedimentos éticos.
- O trabalho em equipa.
- Desenvolver competências.
- Participação em projectos de investigação.
- Profissional
- Social
- Ética
- Progresso profissional vitalício
Ser educador é trabalhar o desconhecido que mora dentro de cada criança.
ResponderEliminarO educador deve ter a sensibilidade necessária para acolher e valorizar tudo aquilo de que a criança é portadora, e compreender que é a partir das crianças, das suas perguntas, observações, silêncios, alegrias e tristezas que deve centrar o seu trabalho e as suas actividades. Este tipo de atitude exige uma certa flexibilidade e abertura, pois envolve uma procura do mundo da criança, dos seus interesses e vivências, e uma criatividade constante. Este é o espírito e atitude que penso estar subjacente na prática pedagógica de qualquer contexto educativo.