O educador de infância:
  • Baseia-se em várias perguntas às quais tem de dar resposta sempre que realiza uma actividade.
  • Tem em conta vários documentos educativos (ex: OCEPE)
  • Deve proporcionar aprendizagens de diferentes naturezas.
  • Estimula a autonomia dos alunos e a ensina-os a agir em sociedade.
  • Desenvolve competências importantes para o sucesso escolar das crianças.
  • Respeita as diferenças culturais e sociais.
  • Combate a exclusão e a discriminação.
  • Revela capacidade de comunicação.
  • Sabe estabelecer relações.
  • Controla as suas emoções.
Funções:
  • Civíca
  • Educativa
É importante estar sempre a aprender, por isso o educador de infância deve ter em conta os seguintes aspectos:
  • Reflectir sobre as suas práticas.
  • Fazer investigação.
  • Reflectir sobre os seus deveres e procedimentos éticos.
  • O trabalho em equipa.
  • Desenvolver competências.
  • Participação em projectos de investigação.
Para se ser um bom educador de infância é essencial ter em conta as seguintes dimensões:
  • Profissional
  • Social
  • Ética
  • Progresso profissional vitalício